quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Dom Casmurro


Olhos Vermelhos-Capital Inicial
Os velhos olhos vermelhos voltaram
Dessa vez
Com o mundo nas costas
E a cidade nos pés
Pra que sofrer se nada é pra sempre?
Pra que correr
Se nunca me vejo de frente

Parei de pensar e comecei a sentir
Nada como um dia após dia
Uma noite, um mês
Os velhos olhos vermelhos voltaram
De vez

Os velhos olhos vermelhos enganam
Sem querer
Parecem claros, frios, distantes
Não têm nada a perder
Por que se preocupar por tão pouco?
Por que chorar
Se amanhã tudo muda de novo?

Parei de pensar e comecei a sentir
Nada como um dia após dia
Uma noite, um mês
Os velhos olhos vermelhos voltaram de vez
Bom eu adooro essa música, esse filme e esse livro.
Em pleno ano de Centenario Machado de Assis, não há quem nunca tenha ouvido falar do escritor, ou ao menos do famosos "Olhos de cigana obliquia e dissimulada"ou apenas "Olhos de Ressaca", um dos mais importar se não o mais importante capítulo do livro Dom Casmurro.

Mas o mais estigante dessa obra, é que mesmo após anos de escrita ninguém ainda conseguiu provar, ou ter a certeza absoluta de que Capitu de fato traiu Bentinho.

Já li e reli várias críticas a esse aspecto, uma mais interessante que a outra. Não posso esquecer-me de citar uma em que dizia que Bentinho era gay e apaixonado por Escobar, dai viria tanto ciúmes, sim por Escobar e não pelo fato de sua esposa ter um caso com o amigo. Essa é foi a mais criativa que eu já li sobre o livro. Mas é claro que tem aqueles que defendem Capitu e os que são contra ela.

Bom como isso não é uma narração dissertativa eu posso falar o que eu acho na 1 º pessoa, então eu sou uma das defensoras de Capitu acredito eu que ela não traiu Bentinho, eu o acho meio estranho, com sentimentos confusos, e uma cabeça maléavel, pois quando seu Tio fala dos olhos de cigana de Capitu, no momento ele receia mas sempre fica com isso em sua cabeça, se ele fosse uma pessoa de cabeça forte não daria ouvidos ao Tio, que ao meu ver criticava demasiadamente a amada de Bentinho; Bom mas isso é apenas o meu ponto de vista, quem sou eu para criticar uma obra do mestre Machado longe de mim, mas uma coisa que ninguém me tira da cabeça é que o autor fez tudo isso de propósito, para criar essa dúvida que existe até hoje, pq querendo ou não isto é o que da um tchan a mais na obra, o fato de ficar um mistério no final, instiga com que as pessoas debatam sobre o tema, e com isso a obra fique cada vez mais famosa, e não caia no esquecimento.
Pelo amor de Deus não estou dizendo que Machado de Assis precisasse usar disto , em suas obras , mas a meu ver nesta obra ele usufruiu deste poder.





Putz estava eu com tantas idéias para citar sobre este tema e ainda tinha o filme para eu comentar, mas a sem graça da minha irmã fes o favor de me tirar do computador e fazer com que eu perdece o fio da meada.
mas no próximo post prometo continuar sobre este assunto que adooro

Assistam o filme, leiam a obra e tirem suas conclusões depois me chamem para debatermos as idéias!
Fica a Dica;*

4 comentários:

eder disse...

na minha opnião traiu, aquela dissimulada!!!

Lynn Polli disse...

NÃO TRAIU NÃO, ELA NÃO ERA DISSIMULADA HUNF

Stanley Alexander disse...

Tbm sou da opinião que Bentinho amava os dois. E já disse isso há alguns anos.
Pensava que eu fosse o único a ter tido esta viagem.
O mundo não pertence a um lunático só.

Anônimo disse...

Imagina!!!
Capitu NÃO TRAIU o bentinho,ele que era um louco,todo 'casmurro'.